"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade..."
"O melhor do namoro é quando acaba... É poder olhar com bons olhos aquela pessoa que você passou a odiar tanto.
O melhor do nó é desatar. Bom é se entender. Não que eu queira tudo pronto, mas o silêncio é um alívio. E a melhor coisa do melhor dia da sua vida é quando chega a hora de dormir..." (Pedro Rocha)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O dilema dos músicos de bares...

O Território da Música publicou já ha algum tempo uma nota sobre a OMB, que diz que o deputado Carlos Giannazi, na época Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores do Estado de São Paulo, anunciou  a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que proíbe a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) de fiscalizar os músicos bem como exigir a inscrição na entidade.
O Acórdão garante aos músicos do estado de São Paulo o direito de exercício da profissão, sem necessidade de prova, inscrição na OMB e sujeição ao regime disciplinar específico. O Acórdão destaca, entre outros pontos, que "a Lei nº 3.857/60 não exige o registro na OMB de todo e qualquer músico para o exercício da profissão, mas apenas dos que estão sujeitos à formação acadêmica sob controle e fiscalização do Ministério da Educação".
“De agora em diante os músicos do estado de São Paulo não podem mais ser fiscalizados pela OMB e nem tampouco ter a obrigatoriedade da inscrição na mesma”, disse Giannazi em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa de São Paulo.
A questão agora é como olhar pra essa decisão na situação em que se encontram os músicos brasileiros.
A desvalorização para com a profissão do músico é muito grande. Hoje em dia a grande maioria das pessoas , eu diria até que 90% delas olham o músico como um vagabundo .
Eu posso dizer coisas bizarras que já ouvi a respeito, como você tocar 5 horas em um bar e na hora de receber aquele "cachêzinho" (se é que se pode chamar de cachê) o cara vira pra você e diz: "-NOOOSSA, FAZ O QUE GOSTA E AINDA PAGAM PRA VOCÊ??? " como se fosse uma glória receber um lanchinho no final da noite...
Isso sem contar que a demissão de músicos vem sendo cada vez mais frequentes.. Por conta disso     , muitos músicos hoje está tocando apenas por cover artístico, mas aí vem aqueles  clientes legais pra caramba e diz que não paga por que não é obrigado, cover artístico é opcional.. Pô cara, blz, mas vc tb tem a opção de frequentar um bar sem música ao vivo...
Isso sem contar que a disputa por lugares está tão acirrada entre os músicos que muitos bares optam pelos mais baratos e deixam a qualidade de lado, está um verdadeiro mercado de peixe.. "-EI, EU TOCO NO SEU BAR POR R$300,00"    "-AH, ELE FAZ POR 300? EU FAÇO POR R$200,00"    "-R$ ELE FAZ POR 200? TA EU ABAIXO PRA R$100,00"      "- TA BOM EU FAÇO POR R$50,00"     "OQUE?? EU TOCO POR R$25,00"      "TA, TA, EU TOCO DE GRAÇA!!!!!!!"

Daqui a pouco vamos ter que pagar pra trabalhar minha gente..
E é aí que me pergunto até onde essa liberdade que a  Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores prega é interessante para os próprios músicos.
O que fazer a respeito disso tudo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário